Você com certeza já ouviu falar do Charging Bull (touro em investida, em tradução livre), mais conhecido como touro de Wall Street, certo? Uma escultura que fica em frente à entrada da Bolsa de Valores de Nova York e há anos é um famoso ponto turístico da cidade. Ontem (16) aconteceu a inauguração do Touro de Ouro em frente a B3, a bolsa de valores brasileira. Mas, afinal, você sabe qual é o significado desse animal no mercado financeiro?
Quando o mercado está em alta, nós usamos o termo “bull market” (mercado de touro). Geralmente é usado para momentos em que o mercado tem um alta acima do normal, com um crescimento de pelo menos 20%. Mas por que o termo “bull” (touro)? Pela forma que o touro trata as suas vítimas, usando as chifres para jogá-las para o alto, mesmo quando ele está ferido.
O termo usado para quando está acontecendo o inverso, ou seja, quando o mercado está em baixa, é o “bear market” (mercado de urso) e assim como o caso do touro, tem relação com a forma de defesa do urso, que se defende jogando sua vítima no chão. Ou seja, um movimento de cima para baixo.
O Charging Bull foi um presente do artista italiano Arturo Di Modica após o colapso acionário de 1987, como uma forma de ele mostrar a sua confiança no futuro dos Estados Unidos. No Brasil, a escultura chega em um momento de crescimento no número de CPFs na B3.