Qual é a primeira coisa que vem na sua cabeça quando falam sobre networking? Muitas pessoas pensam que é uma reunião de pessoas pra fazer venda entre elas. Mas na verdade não é isso. Fazer networking, estar junto com outros empresários serve para você ouvir as histórias de outras empresas que estão em outros momentos financeiros, em outros momentos de marketing, que estão vivendo uma realidade diferente da sua naquele momento.
É uma troca de conhecimento entre pessoa. Então você está ali para aprender e para ensinar, você pode ter passado por um momento parecido com de determinado empresário e pode apresentar uma solução para ele, assim como ele pode apresentar uma solução para você.
Então estar em eventos onde as pessoas são selecionadas, onde há uma peneira para escolher quem está ali, é um motivo de honra. É como se você estivesse entrando em um lugar que você pode escolher amigos que podem ter valores parecidos com o seu. Então quando você vai fazer networking e fazer o posicionamento da sua marca em eventos corporativos você precisa se mostrar interessado em conhecer a história, o momento daquela pessoa, para daí sim você conseguir contribuir com ela e ela contribuir com você.
Porque se você vai em um lugar só querendo receber, sem creditar nada, sem entregar nada, é muito difícil… e na verdade, eu acho até que é injusto. Então o que é mais justo hoje? A troca verdadeira, a troca genuína. E uma coisa que as pessoas devem ter é a consciência de que ninguém é obrigado a indicar você a nada. As pessoas vão te indicar se você conseguir despertar nelas o valor de ser um solucionador de situação!
Então se alguém está na situação de estar com o dinheiro parado e não sabe a quem recorrer, não sabe montar um planejamento, uma estratégia financeira, um amigo dela pode me indicar porque eu trabalho com isso e posso ajudar – e ele sabe disso, ele já viu o meu valor nessa situação. Então é assim que acontecem os melhores negócios! É quando você está bem relacionado, conhecendo pessoas que entendem seus valores.