Durante todos os anos que eu acompanho empresas, eu percebi que muitas vezes o empreendedor tem medo de ampliar o seu negócio porque tem medo de perder o controle. E realmente é uma coisa que acontece, mas não significa que seja uma coisa ruim.
A verdade é que você só pode expandir quando tem uma base bem estruturada. Tem gente que vai buscar a perfeição depois de ter estabilizado. Mas não é isso: dentro de nenhuma empresa vai existir perfeição. O empresário perfeccionista não consegue expandir, porque ele não consegue abrir mão do controle.
Atualmente os pequenos e médios empresários são muito centralizadoras e acabam sendo responsáveis por grande parte das funções dentro de seus negócios. E quando você expande o seu negócio, você precisa abrir mão do controle de algumas coisas. Ou você investe em sistema ou em pessoas que vão te ajudar.
O que o empresário precisa entender é que quando a gente fala em expansão, o foco dele tem que ser no negócio novo, no produto, no serviço ou na tecnologia. Porque quando você expande, significa que você entende que o que já tem hoje está rodando sozinho, acontece de uma forma mais natural, com um processo já estabilizado.
No final deste mês, eu estou indo junto com 10 clientes da Invest4U para Dubai para estudar as possibilidades de expansão. E uma coisa que todos eles têm em comum, é que todos já tem negócios estruturados. Ou seja, o negócio deles já tem base organizada, processo, metodologia. Então vamos estudar para expandir com uma filial lá ou de trazer ideias para expandir outras coisas aqui.
Outro ponto importante que você precisa entender é que não importa quanto tempo faz que você está no mercado, se são 10 ou 3 anos, a expansão não é sobre isso: ela é sobre o momento do mercado e suas ideias. Você acha que está pronto par dar o próximo passo? Vamos conversar!