Para começar a te explicar o que é o FIRE movement, ou Movimento FIRE em português, eu vou te explicar o que essas quatro letras significar: Financial Independence, Retire Early, traduzindo – independência financeira, aposentadoria cedo. Esse movimento surgiu lá nos 2000 com o objetivo de conquistar a independência financeira cedo para não precisar trabalhar até a idade comum da aposentadoria.
No entanto, ela é um tanto quanto agressiva. Se você procurar sobre ela na internet, verá que o foco dos participantes desse movimento é guardar entre 50% e 75% dos ganhos anuais. Ou seja, eles vivem um padrão de vida extremamente baixo para poder parar de trabalhar antes, atingindo a independência financeira de forma rápida, porém vivendo com o mínimo.
A ideia central do movimento é muito válida. Afinal, quem não ter a independência financeira aos 40 anos? Porém, como eu já falei antes aqui no blog, também é importante que você aproveite o presente enquanto se prepara para o futuro. O ideal é você ter mais de uma fonte de renda e guardar 30% dela mensalmente. Dessa forma, você consegue atingir a independência financeira e viver uma boa vida, basta fazer um bom planejamento.
Mas o mais importante é que eu acredito fielmente que nós não devemos trabalhar apenas pelo dinheiro. Não é sobre ter o emprego que mais paga para poder juntar o valor necessário para parar de trabalhar. É sobre você encontrar o seu propósito e trabalhar por ele.