Uma preocupação muito comum de pessoas que tem medo de planejar o futuro é que elas acham que não irão poder viver bem o presente. Porém, isso não poderia estar mais longe da verdade! A melhor maneira de você aproveitar o presente é você ter o seu futuro planejado.
Isso porque quando você segue todos os passos de um planejamento financeiro, a sua vida fica mais leve. Se você domina os seus números, tem seus sonhos definidos, tem um acordo universal com a sua família, tem um plano de sustentação e multiplicação, o seu presente será muito mais leve e tranquilo. Você vai saber o que pode fazer no presente e terá a segurança de um futuro protegido.
Um exemplo que eu gosto muito de usar para provar que isso é real, é a história da Julia*. Quando nós nos conhecemos ela tinha uma vida financeira organizada e vivia muito bem o presente. Porém, não tinha nenhum planejamento para o futuro e nenhum sonho, apenas objetivos. Acontece que quando você tem um presente organizado, é claro que a vida será boa. Mas o futuro pode não ser. Você vive dentro de um fluxo que daqui 10 anos pode ser completamente diferente.
Existem muitas variáveis que podem mudar com os anos, como a renda que te sustenta hoje. Se você não tem planejado o futuro, você não tem garantias do seu amanhã. E esse futuro pode não ser daqui 10 anos, pode ser daqui 2 ou 3 anos. E esse tempo passa muito rápido, especialmente quando você não planeja.
Depois de algumas reuniões, a Julia finalmente disse qual era o sonho dela mas que ela era “impossível”. No caso dela, era ter o imóvel próprio. Porém, com a renda que ela recebia e o planejamento feito da maneira correta, realizar aquele sonho era possível sim. E ela conseguiu! Dois anos depois da nossa primeira reunião, ela já mora no apartamento que é dela. E hoje ela consegue aproveitar muito mais o presente.
E ainda sabe que no futuro, ela terá com certeza onde morar e terá uma renda garantida – porque também fez o planejamento da aposentadoria. Então, se você quer viver bem o seu presente, planeje o seu futuro! Está esperando o que?