Atualmente um dos meus maiores sonhos é construir a minha casa. Há anos eu venho planejando isso, fazendo os meus aportes mensais, visualizando a casa dos meus sonhos e inclusive já até comprei o terreno onde ela será construída.
Porém, isso foi antes da pandemia. E como sabemos, tudo mudou desde então. As coisas ficaram mais caras e com os insumos da construção civil não foi diferente, eles aumentaram muito. E isso não estava no meu planejamento. Eu não imaginei que isso poderia acontecer, mas aconteceu.
E a partir do momento que a realidade virou essa, eu me deparei com três opções:
1) começar a construção mesmo com os valores fora do planejamento, o que me deixaria com dívidas não planejadas e iria arruinar meus outros objetivos;
2) esperar mais um pouco para começar a construção e continuar investindo no meu sonho;
3) desistir do meu sonho e ir morar de aluguel;
Nós optamos pela segunda opção. Claro que não foi uma decisão fácil, eu fiquei muito triste quando percebi que precisaria adiar um ano de todo o meu planejamento, um ano a mais na espera por esse sonho. Porém, isso também serviu como uma lição para mim. Me mostrou, mais uma vez, que às vezes o planejamento não vai sair exatamente como a gente pensou que seria.
Imprevistos acontecem, nós não estamos no controle de tudo. Eu sei muito bem disso e inclusive sempre falo da importância de se ter um plano contra imprevistos, porque eles podem mudar não só o nosso planejamento, mas toda a nossa vida.
E essa situação me fez crescer. Me forçou a trabalhar a paciência e, principalmente, a disciplina. Às vezes quando as coisas saem um pouco do trilho, é claro que dá vontade de desistir. Mas o importante é que a gente persista nos nossos sonhos. Por que se nós não insistirmos neles, quem vai?