Hoje, cerca de 90% dos meus clientes na Invest4U tem o perfil moderado nos investimentos. Mas isso não é porque eles chegam assim até nós, é porque com o tempo eles aprendem a confiar que a forma de alcançar os objetivos mais rápido é conhecendo onde se investe. Um dos casos que mais me marcou, e aconteceu recentemente, foi com o Artur e a Julia*, um casal que já está com a gente há 2 anos. Eles são empresários e, quando a gente se conheceu, colocavam todo o dinheiro deles na empresa. Tiravam apenas o suficiente para pagar as contas.
O Artur sempre achou besteira investir e dizia que “dinheiro investido é dinheiro parado”. Por outro lado, a Julia sempre teve medo que algo acontecesse com eles ou com a empresa. O começo dos nossos atendimentos foi para eles criarem uma reserva de emergência e uma reserva de oportunidade.
Depois que deixamos eles protegidos de eventualidades, eles definiram um novo objetivo: ter liberdade financeira em 7 anos. Foi então que a Julia me pediu para criar um carteira de investimentos que não fosse agressiva. Afinal, o marido dela ainda não era muito a favor de investir.
Então eu fui na velocidade deles. Criei a carteira e deixei eles irem vendo os aumentos e as quedas e fui passando informações toda semana para eles entenderem tudo que estava acontecendo com os investimentos. Aos poucos nós começamos a dar uma apimentada na carteira. No começo, eles checavam todos os dias e depois de um tempo eles foram diminuindo as “checagens“. Ficaram cerca de 2 meses sem olhar para as aplicações, mas sempre fazendo o aporte mensal.
Foi aí que eles viram a “mágica” acontecer e perceberam como havia aumentado o dinheiro que eles tinham colocado ali. E isso é muito importante, porque é quando a gente percebe que as coisas realmente estão evoluindo. Eu gosto de comparar as aplicações com uma flor: se você fica olhando todos os dias a muda, ela parece estar em um processo muito lento, você quase não vê ela se transformar. Mas quando você deixa de olhar para ela por um tempo, e fica só regando, vai chegar um dia em que aquela mudinha que você plantou se transformou em uma flor. Ou seja, trouxe resultados!
O maior choque do Artur e da Julia aconteceu agora nesse ano. Nós fizemos um investimento em meados de janeiro, colocamos 3 mil reais em uma ação. Seis meses depois, fomos olhar e o dinheiro tinha crescido bastante: eram 8 mil reais agora! Então, em uma questão de meses, eles ganharam cinco mil reais em uma única aplicação.
Estou te contando essa história para que você reflita se não está tendo atitudes parecidas com a do Artur, de colocar tudo na empresa e não investir por achar que é “dinheiro parado”. Quando, na verdade as aplicações, se feitas da maneira correta, podem trabalhar para você. Então, vamos começar a investir?
* Para preservar a identidade da cliente o nome foi alterado.