Você sabe para onde está indo o seu dinheiro hoje? Quando nós não nos organizamos financeiramente fica muito difícil saber com o que estamos gastando e quanto estamos gastando com coisas desnecessárias. Depois de começar o processo de organizar nossas finanças, é essencial que você comece a direcionar os seus gastos.
Dessa forma, você vai começar a ganhar tempo. Imagine uma vida em que você vai ao mercado sem saber o que comprar, sem uma lista. Você vai chegar lá e vai comprar produtos que não precisa e ainda pode acabar esquecendo de comprar o que você precisava. Isso porque você foi lá sem um direcionamento.
Então o que vai acontecer? Você vai precisar voltar ao mercado para comprar o que faltou e vai perder mais tempo. É exatamente isso que acontece com nossos objetivos quando não direcionamos nossas finanças. A gente precisa definir quais objetivos são nossas prioridades e direcionar quanto iremos investir neles mensalmente. Assim, você não vai perder tempo, não vai investir em gastos desnecessários e pode até realizar mais de um objetivo ao mesmo tempo.
Claro que esse direcionamento não vai acontecer do dia para a noite, nem no primeiro mês que você começar. Eu demorei um pouco para conseguir descobrir o valor mínimo, o ideal e o máximo que eu poderia gastar no meu almoço, por exemplo. Mas hoje eu sei exatamente quanto eu posso direcionar para minha alimentação, para a compra de roupas, para presentes para a minha filha, sem que isso afete o meu objetivo.
Todos os meus gastos são direcionados, e isso não significa que eu não aproveite o momento. Eu não cortei todos os gastos “desnecessários”, mas eu fui diminuindo eles até que o valor direcionado não afetasse minhas metas. Quando você faz o planejamento financeiro da maneira correta e começa a direcionar suas finanças, você ganha tempo, aproveita o presente e sabe exatamente quando vai atingir sua conquista. O que está esperando para começar?