A maioria dos meus clientes são empresários. E muitos tem sócios dentro da empresa. Geralmente são dois ou três sócios para tocar o negócio. E eu sempre alerto eles para a importância de pensar na longevidade da empresa. E como eles podem fazer isso? Uma maneira é ter dentro do seguro uma estratégia de sucessão.
E como isso funciona? Por exemplo, existe uma empresa que tem três sócios: um responsável pela parte comercial, outro pela parte financeira e o terceiro cuida da logística. E então, em um acidente, aquele que era responsável por toda a parte de logística vem a faltar. Então alguém irá herdar a parte dele da empresa, porém essa pessoa pode não ter a qualificação necessária para fazer aquela função.
Então aquela pessoa, pode ser um filho ou o cônjuge, pode resolver assumir a empresa mesmo sem ter qualificação – o que é um problema. Ou pode resolver vender a sua parte da empresa. E se os sócios não tiverem dinheiro para comprar a parte dele, ficarão à mercê da família do antigo sócio escolher uma nova pessoa.
Então quando você não tem uma estratégia de sucessão empresarial, você fica vulnerável. Porque você não sabe quem vai assumir o cargo, quanto de dinheiro precisaria para pagar a família da pessoa e comprar as ações dele e contratar uma pessoa capacitada para o serviço.
E é exatamente isso que o seguro faria por você: ele pagaria o valor do antigo sócio e te daria segurança financeira para contratar uma pessoa capacitada. Porque, sim, existem pessoas capazes de assumir aquele papel, porém elas recebem salários altíssimos.
Por exemplo, se eu morresse hoje, a Invest4U sobreviveria? Talvez se meu seguro pagasse um valor para meu marido contratar alguém para fazer o que eu faço. Mas sem a pessoa e sem o dinheiro? Provavelmente não. Então a sucessão empresarial é uma questão de segurança, de não deixar a empresa vulnerável.
É um cuidado com o futuro. É pensar na sua empresa depois que você se for. Pensar no legado que você vai deixar para o mundo. Ou você quer que tudo que você lutou anos para construir acabe quando você não estiver mais aqui?