Somos educados a trabalhar por dinheiro: o que chamamos de renda ativa. Porém, nós não somos ensinados a administrar ou a multiplicar o que ganhamos. No meu dia a dia, é comum me deparar com clientes que conseguem alcançar uma renda acima da média, mas que não possuem um direcionamento sobre como devem agir para proteger e, ao mesmo tempo, aumentar o patrimônio através dos investimentos.
Isso costuma tirar a tranquilidade de muitos, pois depender somente da renda ativa é um alto fator de risco, principalmente se você não está protegido contra eventualidades. Afinal, sua capacidade de trabalho é o que garante o pagamento das contas e a manutenção do seu padrão de vida familiar.
Mas e se hoje acontecesse alguma coisa que te deixasse impedido de trabalhar, mesmo que momentaneamente, você estaria protegido? O acúmulo de capital é essencial para que seja construído um bom projeto de futuro, de acordo com seus objetivos, além disso, também é essencial o cuidado em estar protegido na fase de acumulação.
Este é um dos principais pilares em um planejamento financeiro. É por isso que os riscos à sua renda ativa e a proteção da sua vida precisam ser tratados antes de um plano de investimentos.