Você já ouvir falar de ciclo de vida financeira? Se não, você pode conferir aqui. Mas resumindo, existem quatro momentos do ciclo financeiro e em cada um deles você precisa estar se preocupando com determinada situação e existe uma idade ideal para você estar em cada um deles. Um exemplo é a imagem abaixo:
Eu sempre converso sobre isso nas reuniões com meus clientes e geralmente é uma conversa mais dura, mais difícil. Porque eu não tenho como falar para ele que o ciclo de vida dele tá bom se ele tem 55 anos e ainda está na fase de ganhar dinheiro, sem ter construído nada até o momento.
Então o que você precisa avaliar é: hoje você tem quantos anos e o que conquistou até agora? Qual é a conquista que você teve nos últimos 5 anos? Você lembra? E nos últimos 10? Foi a casa? E ela está quitada? Se não, quando nós vamos quitar?
Acontece muito de a pessoa estar entrando na fase de usufruir, onde deveria ter mais liberdade financeira, mas ainda está preocupado com quitar contas. Elas estão em um ciclo de muita calmaria e deveriam estar com uma velocidade já, não era hora de desacelerar. Então durante os dois primeiros ciclos é isso que você precisa fazer: acelerar, manter a velocidade.
Para quando você chegar na terceira fase, ter tranquilidade para começar a colocar o pé no freio e se preparar para a última fase do ciclo financeiro: a de usufruir. E é aí que vai chegar o momento de você revisitar aqueles sonhos que sempre teve e precisou deixar de lado porque ainda não poderia priorizá-los, já que eles não trariam resultados financeiros. Se pergunte: o que você faria sem precisar estar recebendo para isso?
Durante a vida nós temos que abrir mão de muitas coisas. Eu, por exemplo, quero muito fazer algo relacionado a crianças que passam fome e hoje eu não tenho tempo para isso, e ainda não é minha prioridade. Aos meus 55 eu pretendo visitar mais creches, mais orfanatos, quero entender como posso ajudar crianças em situação de rua, coisas que eu não posso fazer hoje. Então depois de passar por todas as fases do ciclo financeiro, chega a hora de investir naquele sonho que te move mas não te dá dinheiro, te dá algo muito mais importante.
Porém, é essencial lembrar: para você conseguir viver de acordo com os ciclos de vida financeira é preciso ter um planejamento e segui-lo. Se não, você pode, e provavelmente vai, ficar atrasado nele.