Na semana passada eu tive o prazer de participar de três dias intensos de muito conteúdo e aprendizado no Expert XP, maior evento de investimentos do mundo. Depois de dois anos sem ter um evento presencial, foi muito bom e gratificante poder voltar a ter esse contato com tantos gestores, com tanta gente que é referência no mercado financeiro e ter essa troca de conhecimentos.
Foram várias palestras incríveis e conversas que nós trouxeram uma clareza melhor do que está acontecendo. Ficou nítido que as expectativas para os próximas anos ainda são muito delicadas. Há uma esperança que a guerra acabe ainda neste ano, mas é só esperança… Os dados mostram que ainda teremos mais momentos difíceis e desafiadores.
Então nós vimos que teremos que ser ainda mais resilientes, principalmente os empresários. Aqui no Brasil a gente sempre teve inflação, taxa de juros altas, nós sempre pagamos caro pelo dinheiro, mas o resto do mundo não. Então a preocupação que ficou evidente no evento foi de como que o restante do mundo irá lidar com essa pressão inflacionária – e é claro que isso vai afetar a gente aqui.
O que eu percebi foi que é unânime entre os especialistas que estamos num momento delicado e incerto e que quem não pensar em longo prazo, está “fora do jogo”. Então só está “dentro do jogo” quem tem visão de longo prazo, que está entrando nos investimentos pensando em daqui três, cinco anos no mínimo.
A guerra ainda está afetando muito o mercado – e a primeira guerra que acontece na Europa em 100 anos, então todo mundo está entendendo o que pode acontecer com base em pesquisa e estudo. Ninguém viveu na prática. E hoje é um século muito diferente, onde temos segmentos que na última guerra eram praticamente inexistentes, como o da tecnologia, por exemplo. E esse setor está sendo extremamente afetado.
Mas no final, saímos com muito conteúdo que irão nos ajudar a enfrentar esse momento ao lado de nossos clientes e auxiliar eles na conquista dos sonhos e objetivos!