Eu já falei aqui algumas vezes sobre a importância da família estar unida e de todos participarem do planejamento financeiro. Mas eu sei bem que para muitos existe uma certa dificuldade em conseguir incluir os filhos nesse planejamento. Por isso hoje eu trouxe duas dicas que eu sempre trago para meus clientes durante nossas reuniões.
Mas antes de tudo saiba que, independente da idade dos seus filhos, eles podem – e devem – participar do planejamento. Claro que cada idade participará de formas diferentes. Aqui em casa a Bella tem quatro anos e já participa há muito tempo.
A primeira dica serve para todas as idades e é simples: converse com seus filhos para saber qual é o sonho deles, quais são os desejo, o que ele quer muito? Uma viagem ou uma compra, talvez? Você conhece os sonhos dos seus filhos?
Essa é a primeira dica porque quando você quer que alguém te ajude, que participe, você precisa mostrar que sabe os sonhos e objetivos deles e que o planejamento financeiro familiar também será uma contribuição para ele. Conhecer os sonhos é importante para incentivá-los a entrar no planejamento da família, que também pode ser a economia. Mas também é importante compartilhar sonhos para vocês estarem ainda mais unidos como família!
Por exemplo, a Bella queria muito uma festa de quatro anos. Então nós incluímos no nosso planejamento, conversamos com ela para explicar que para fazer a festa nós teríamos que cortar algumas coisas, como alguns presentinhos extras durante o ano.
Outra dica é você separar o valor das contas fixas que você tem com seus filhos. Separando por cada um deles. Quanto é a escola, inglês, dentista, anote tudo! Nesse valor de despesas, tem algo que você separa que seja exclusivo para o futuro dele? Uma faculdade ou um intercâmbio?
Aí vem uma dica que vale principalmente para quem tem filhos entrando na adolescência ou que já são adolescentes: conversem sobre o futuro. Qual profissão ele está pensando em seguir? O que podemos fazer para ajudá-lo? Quais os valores da faculdade ou se ele pretende fazer um intercâmbio, para onde gostaria de ir? Que língua ele quer aprender? Saber isso fica muito mais fácil planejar o futuro, não apenas por conta da faculdade, mas também para os pais.
Já pensou se o objetivo do seu filho é fazer faculdade em outra cidade? Toda a vida da família iria mudar com isso e, consequentemente, o planejamento também.
Então, não espere a “idade certa” chegar para começar a incluir as crianças no planejamento. Quanto antes, melhor! Nós podemos te ajudar com isso! Entre em contato e saiba mais.