Eu já contei aqui que desde pequena eu queria trabalhar com dinheiro e eu também sempre gostei dessa parte de planejamento. Então é claro que eu comecei a planejar a minha aposentadoria quando era nova, porque eu sempre quis me aposentar cedo. Então, eu fiz para mim a mesma coisa que eu faço para os meus clientes.
Eu anotei todos os meus objetivos. Coloquei no papel o que eu queria fazer depois que me aposentasse, lugares que queria conhecer, causas que queria ajudar, com que idade eu queria me aposentar, quanto eu queria receber mensalmente de aposentadoria, quais são as conquistas profissionais que eu quero ter, as conquistas pessoais. Eu anotei absolutamente tudo.
Depois disso, eu fui para um dos passos mais importantes no planejamento da aposentadoria: eu fui conversar com o meu marido para alinhar os nossos objetivos. Afinal, eu compartilho a vida com ele. Então nós precisamos estar na mesma página sobre o assunto. Então nós conversamos sobre os objetivos pessoais e profissionais dele, quando ele queria se aposentar, quanto queria receber e os planos que temos em conjunto.
Essa parte é muito importante porque quando planejamos uma aposentadoria, principalmente quando o objetivo é se aposentar cedo, você vai precisar abrir mão de algumas coisas. E a sua família também vai ter que fazer isso. Então em conjunto, eu e o Tuk decidimos que valia a pena sim abrir mão de fazer algumas viagens, de não ir tantas vezes comer em restaurante chique, não comprar tudo que gostaríamos e levar uma vida mais simples, sem tantos luxos.
As vezes é difícil? Sim. Mas a gente sabe que logo tudo isso irá valer a pena. Depois de decidirmos seguir em frente com isso juntos, nós usamos uma ferramenta da Invest4U para fazer os cálculos de quanto a gente precisaria para ter o padrão de vida que queremos e quanto precisamos investir todo mês para atingir o objetivo, a ferramenta também corrige a inflação e vê quanto de rentabilidade precisamos em cada ativo.
Por enquanto, nós estamos vivendo a parte mais difícil: se manter fiel ao planejamento. Então todo mês nós temos uma quantidade de aporte que precisamos fazer. Tem meses que não da para fazer tudo, mas nós nos esforçamos para repor o que faltou nos outros meses. Ter essa disciplina de fazer os aportes sempre na data correta e se esforçar para pelo menos terminar o ano com o valor investido combinado é o que vai determinar se a sua data de aposentadoria vai ser a planejada.
Ter feito o meu planejamento de aposentadoria cedo, foi uma das melhores coisas que eu fiz e eu indico para todas as pessoas isso. Porque o quanto antes você começar a investir no seu futuro, melhor. Você vai dividir o montante que precisa para se aposentar e dividir pelo tempo que ainda deseja trabalhar até se aposentar. Ou seja, quanto antes você começar, menor serão as parcelas que você terá que pagar! Está esperando o que para começar a planejar a sua aposentadoria?