Você sente que tem dificuldade em controlar suas finanças? Saiba que esse não é um problema exclusivo seu. Infelizmente muitos brasileiros – e estrangeiros – passam pela mesma coisa. E para que isso deixe de ser algo que te atrasa, eu vou te falar quais são as ações mais importantes para controlar suas finanças. Mas já te aviso aqui: não é uma tarefa fácil, é preciso que você realmente queira!
Antes de tudo você não pode ter medo do resultado final. Porque acontece muito das pessoas não iniciarem a organização das finanças, porque tem medo do que verá lá no fim. E isso acontece porque esse resultado final pode ser uma frustração da escolha que ela teve como profissão. Por exemplo, tem gente que tem um resultado financeiro baixo no final do mês porque a profissão dela a limita naquele valor. E é algo muito íntimo olhar para aquilo que você fez toda a sua vida e não saber como alterar, como fazer uma transição de carreira.
Então muitas vezes a pessoa não quer entender se no final ela vai ver um resultado positivo ou negativo porque ela vai se frustrar com uma decisão que ela tomou lá atrás. Então uma coisa que eu sempre falo para os meus clientes é: honre as decisões que você tomou no passado, mas se elas não te fazem mais feliz, tome novas decisões agora no presente. Não fique se martirizando, se chicoteando por uma decisão que já foi tomada. É melhor você ter um resultado, mesmo que negativo, de algo que você decidiu, do que ficar parado sem fazer nada. E o resultado final da organização financeira geralmente vai ser puxada para o lado profissional, porque é o seu trabalho que te traz resultados financeiros.
Outro ponto que pega bastante quando a pessoa começa a se organizar, é não saber como corrigir o resultado final. Então ela chega em um resultado que não gostou e não sabe o que fazer a partir dali para mudar. Então existem duas opções muito comuns quando isso acontece: ou ela para de tentar, não faz nada e desiste. Ou ela vai procurar um milagre. E quando ela for procurar um milagre ela vai entrar em curso de day trade, em curso de dinheiro rápido, como vender curso de internet, etc. Quando o que ela deveria é ir para a terceira opção, que é a solução: se perguntar quem é que pode genuinamente me ajudar com isso? Quem pode me ajudar a olhar os números que eu não sei e me ajudar a encontrar uma solução? E procurar profissionais que sejam qualificados para isso.
Mas a ação mais importante é você iniciar uma mudança. E saber que para isso você vai precisar ter um equilíbrio emocional. Tem um livro que estou lendo sobre psicologia financeira que fala muito sobre você não se arrepender de decisões que você já tomou. Você não tem como prever o futuro, ou que acontecerá a partir de uma decisão, então você precisa aceitar as consequências dela.
E por último, mas não menos importante, sempre visualize um cenário realista! Muita gente olha os números, calcula e na hora de fazer uma previsão para planejar o futuro imagina apenas o cenário positivo. Pensando “ah, as coisas vão continuar assim ou vão melhorar, vou continuar vender, vou receber x de comissão”, e esquece que pode não ser assim. E é por isso que hoje nós estamos batendo o recorde de inadimplência no nosso país. Porque as pessoas não fazem uma projeção realista. Então tem gente perdendo carro, perdendo imóveis por IPTU. Pessoas que quitaram o bem, mas vão perdê-lo por não pagar os importantes.
Então é extremamente importante ter essa reflexão das decisões, do ajuste, de enfrentar. Então acho que a primeira coisa que você precisa ter para controlar as suas finanças é coragem! Coragem para enfrentar o resultado, para enfrentar as decisões que você tomou e coragem para seguir adiante. Você não precisa saber como fazer, você precisa saber quem é que pode te ajudar!
eeeeeee