No meu ramo de trabalho, existem clientes que já vem com uma opinião de fora e acha que não precisa pagar porque recebeu opiniões de pessoas que entendem do mercado financeiro e que ele confia. Mas essas pessoas entendem do mercado financeiro baseado no perfil dela, não entendem baseado nos sonhos e no perfil daquela outra pessoa.
É a mesma coisa se eu chegar e falar pra você que comprei ações de determinada empresa e ganhei bastante. O que você vai pensar? Se é bom pra Jenni, é bom pra mim. Mas não é necessariamente assim, porque eu estou investindo para um objetivo que eu quero realizar daqui 5 anos, e você precisa desse dinheiro pra daqui 6 meses, por exemplo.
A minha decisão financeira hoje não é a mesma que a sua. Porque nossos sonhos são diferentes. Eu tive uma conversa com uma prospect para cliente esses dias, em que o amigo do filho era assessor de investimentos e ele cuidava da carteira dela. Acontece que ele nunca conversou com ela sobre sonhos e objetivos. Ele apenas viu que ela tinha uma quantidade X de dinheiro para aplicar e disse os ativos. Aí nesse caso, você confia na pessoa, vai lá, faz e erra. Porque você não sabia qual é o valor máximo que você pode colocar de patrimônio, quais os riscos você pode correr. Mas você vai na influência da pessoa que ela já conhece, “porque ele jamais vai me indicar uma coisa ruim”.
E eu não estou falando que ele vai te indicar algo ruim, mas ele pode indicar algo que não combina com o seu perfil, já que ele não sabe o que são seus objetivos. É a mesma coisa que se automedicar em casa. Se a sua irmã teve dor no rim e você agora também está com dor, você não vai tomar o mesmo remédio. Porque não é assim que funciona.
Então eu volto a reforçar aqui que sempre que você quiser investir, precisa analisar o seu perfil de investidor e alinhar com os seus objetivos. Não é errado você pegar conselho com o amigo do seu filho, por exemplo, mas você precisa conversar de verdade com a pessoa que vai te auxiliar. Ela precisa entender seus sonhos, seus objetivos, quais os riscos que você pode e está disposto a correr e fazer a carteira pensando no que é melhor para você!