Você já teve aquele sonho que parecia estar muito distante? Durante minha adolescência, quando eu estava no ensino médio, naquela época de escolher a faculdade eu sempre repara nos filmes falando sobre uma tal de Harvard. Uma universidade em que era o sonho dos pais que o filho entrasse, mas que era muito difícil, muito cara…
E isso ficou na minha cabeça. Harvard é uma das melhores faculdades dos Estados Unidos, extremamente conceituada e com um reconhecimento mundial. E eu, que sempre gostei muito de estudar, fiquei com esse sonho no meu subconsciente. Sempre que eu vejo no currículo de alguém que ela passou por Harvard, a pessoa sobe no meu conceito. Mas achava que era quase impossível que eu conseguisse esse feito.
Em 2020, quando começou a pandemia, eu e o Tuk começamos a procurar especializações fora do Brasil. Eu sempre quis aprender o inglês, mas a gente ainda não tinha certeza de qual seria o melhor lugar. Olhamos Estados Unidos, Europa.. Até que o Tuk encontrou um curso online na Universidade de Miami e fez, para ver como era. E a boa surpresa foi de que teve um conteúdo muito bom e que agregou bastante para o trabalho.
Deixamos o sonho um pouco de lado, até que um dia ele chegou para mim e me falou: “Harvard tem um curso online, e se você for bem, tirar notas acima de 8.5, pode ter o diploma física que eles mandam direto dos EUA”. Eu pesquisei, nós conversamos, ajustamos nosso orçamento – porque não é barato pagar um curso em dólar – e decidimos que eu iria fazer, mesmo com o meu inglês não sendo o melhor do mundo.
Foram muitas aulas, tinham prazos curtos para as tarefas, então foram algumas madrugadas e finais de semana me dedicando para o curso. Mas era muito legal, porque estava conectado com o que acontecia no mundo. Tinha muita coisa técnica, análise de balanço, análise de empresas, estratégias, a visão que eu tinha de negócios mudou! Foi incrível todo o curso.
E adivinha? Há algumas semanas chegou o meu tão sonhado diploma de Harvard! Eu acho que esse é um sonho bem distante que foi realizado parcialmente – porque foi online. Então eu espero que um dia eu ainda vá conhecer pessoalmente o campus de Harvard.
Mas por que eu estou contando isso para vocês? Além de, claro, compartilhar essa conquista que foi tão importante para mim, também para incentivar vocês. Incentivar a sempre estar estudando e a não desistir dos seus sonhos, por mais distantes que eles pareçam.