Hoje eu quero começar fazendo um exercício com você. Pare um minuto e reflita: qual foi a maior conquista que você teve nos últimos cinco anos? Um tempo atrás eu fiz essa mesma pergunta em uma palestra e uma das pessoas que estava lá me procurou para conversar sobre isso. Acontece que quando ele parou para pensar nisso, ele percebeu que não tinha conquistado nada durante toda a vida.
Ele não tinha casa própria, faltavam anos de parcelas do financiamento do carro para pagar, não tinha uma reserva de emergência e nunca sobrava dinheiro no final do mês. Quando nós sentamos para conversar, eu descobri que ele vivia uma vida que não era real. Ele almoçava todos os dias em restaurantes caros para manter a aparência aos colegas de trabalho. Então diariamente ele gastava cerca de R$60 sozinho na hora do almoço, mesmo sem ter condições de fazer isso.
O carro que ele havia financiado tinha um valor muito além da realidade dele, então ele precisou financiar em muitos anos. A casa que ele morava de aluguel era um imóvel que ele jamais conseguiria comprar porque não teria condições nem de pagar as parcelas.
Em uma reunião que tivemos depois dessa análise, nós conversamos sobre isso e foi então que ele se deu conta que não estava vivendo uma vida real. Era apenas uma vida de aparências que, não só ele, mas toda a família estava imersa. E se eles quisessem começar a viver plenamente teriam que mudar muita coisa. Começando pelos almoços. Não existe necessidade de gastar R$60 por dia em almoço estando sozinho. Você pode comer em lugares mais baratos ou levar uma marmita de casa. Eu faço isso e sempre fiz, desde a época em que eu trabalhava no banco. Hoje, ele ainda está no processo de mudar para viver uma vida que se adeque mais a realidade dele.
Mas o que eu quero saber agora é: você está vivendo uma vida real ou de aparências? Nós só seremos felizes de verdade quando aprendermos a viver dentro de nossa realidade, para então tentar mudá-la, se isso for da nossa vontade. Mas se você viver uma vida falsa, além de não ser feliz por completo, você nunca conseguirá mudar. E para você conquistar algo de verdade, precisa estar sendo honesto com você, só assim você vai conseguir olhar para os seus números e fazer o planejamento necessário para atingir a conquista.