Quando você vai separar suas finanças, qual é a primeira coisa para qual você separa o dinheiro? Se você respondeu “pagar as contas”, você está fazendo errado! Antes de tudo, você precisa se pagar. ⠀
Muitos dos meus clientes chegam com o pensamento de que a prioridade precisa ser o pagamento das contas, quando, na verdade, a sua prioridade sempre deve ser você. Quando o dinheiro cai na conta deles, eles pagam todas as contas e depois guardam o que sobra, deixando o dinheiro “parado” em alguma conta ou no tesouro direto. Raramente eles usam esse dinheiro para fazer algo para eles.
Isso não é jeito de viver! Eu vivo dizendo isso, mas vou repetir mais uma vez: a vida não é pagar contas. Pagar contas é uma consequência, não o objetivo. Então, a primeira coisa que você precisa fazer é separar uma parte do seu salário para você. Para fazer coisas que te agradem, que te façam feliz, independente do que seja.
Começar a fazer isso não é fácil, mas é um dos primeiros passos para você começar a se organizar financeiramente. Mas para isso, antes você vai precisar conhecer seus números, afinal é assim que você vai descobrir qual o valor exato que precisa separar para você. Aí sim, o restante vai ser usado para o pagamento de contas e outros gastos que podem surgir durante o mês.
O primeiro passo em direção à liberdade financeira e a prosperidade é a organização financeira. Sem ela, você dificilmente vai sair do lugar. Com a ajuda de um estrategista financeiro você consegue agilizar esse processo e atingir seus objetivos mais rápido!