Você já ouviu falar em acordo universal? Esse é o segredo para ter harmonia dentro de casa! O acordo universal nada mais é do que tomar decisões que façam bem para todo o núcleo familiar – independente de quem constitua ele: se for apenas você e seu cônjuge, vocês dois e um filho ou apenas você e seu filho.
Afinal, quando vivemos com outras pessoas, não podemos tomar decisões pensando apenas na gente, certo? Temos que sempre pensar no todo. Saber se o que eu estou fazendo vai fazer bem pra outra pessoa também. Se você tiver dúvida, provavelmente está fora do acordo. É fácil? Não é. E sabe por que? Porque isso fala muito sobre os nossos bloqueios, e se abrir para os outros não é uma tarefa simples.
Mas sabe o que acontece quando não se tem o acordo? As coisas começam a desandar. Você compra um carro, por exemplo. Chega feliz em casa com o carro novo, aquele carro que sempre foi o seu sonho de consumo. E a primeira coisa que vão te falar é: “meu Deus, você enlouqueceu”, “como você vai pagar?”, “foi parcelado? em quantas vezes?”. As pessoas vão diminuir o seu sonho e essa decisão feita sozinha vai criar um atrito dentro de casa. Porque vocês não conversaram. Ninguém sabia que aquilo era seu sonho e vocês não planejaram juntos como iriam realizá-lo. Agora, as outras pessoas da família estão em conflito.
E a partir daí é muito fácil começarem pensamentos mais individualistas como: “ah, ele comprou o carro, então vou começar a gastar só com coisas pra mim mesmo”. Assim, o casal perde a sintonia e a confiança um no outro. E é extremamente difícil voltar ao ‘normal’.
Mas como evitar isso? Conversando! Você precisa sentar com todos que são impactados por suas decisões e colocar as coisas na mesa. Você precisa ter coragem de conversar, contar seus sonhos, seus desejos e ouvir o dos outros – sempre com muito respeito. Não existe sonho impossível e não existe sonho errado!
Depois disso, é preciso alinhar as coisas. Elencar os sonhos de todos os envolvidos e escolher qual vai ser o primeiro a ser realizado. E como decidir? Sempre pensando no bem do todo, no qual todos serão beneficiados. Aí basta se organizar para ir conquistando cada sonho de uma vez. Olhar os números do mês, decidir onde vão economizar, começar uma aplicação específica para esse sonho. Assim, o sonho fica mais perto de ser realizado e em um período de tempo menor.
Pode parecer simples falando assim, mas não é. Muito pelo contrário. Porém, também não é impossível! Se sempre jogar limpo, conversar, respeitar e fazer o planejamento certo, a realização dos sonhos está mais perto do que você imagina!